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terça-feira, 20 de novembro de 2007

Origem da poesia.

Capítulo IV

Origem da poesia. Seus diferentes
gêneros.


Parece haver duas causas, e ambas devidas à nossa natureza, que deram origem à poesia.
2. A tendência para a imitação é instintiva no homem, desde a infância. Neste ponto distinguem-se os
humanos de todos os outros seres vivos: por sua aptidão muito desenvolvida para a imitação. Pela
imitação adquirimos nossos primeiros conhecimentos, e nela todos experimentamos prazer.
Arte Poética - Aristóteles
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3. A prova é-nos visivelmente fornecida pelos fatos: objetos reais que não conseguimos olhar sem custo,
contemplamo-los com satisfação em suas representações mais exatas. Tal é, por exemplo, o caso dos
mais repugnantes animais e dos cadáveres.
4. A causa é que a aquisição de um conhecimento arrebata não só o filósofo, mas todos os seres
humanos, mesmo que não saboreiem tal satisfação durante muito tempo.
5. Os seres humanos sentem prazer em olhar para as imagens que reproduzem objetos. A contemplação
delas os instrui, e os induz a discorrer sobre cada uma, ou a discernir nas imagens as pessoas deste ou
daquele sujeito conhecido.
6. Se acontece alguém não ter visto ainda o original, não é a imitação que produz o prazer, mas a perfeita
execução, ou o colorido, ou alguma outra causa do mesmo gênero.
7. Como nos é natural a tendência à imitação, bem como o gosto da harmonia e do ritmo (pois é evidente
que os metros são parte do ritmo), nas primeiras idades os homens mais aptos por natureza para estes
exercícios foram aos poucos criando a poesia, por meio de ensaios improvisados.
8. O gênero poético se dividiu em diferentes espécies, consoante o caráter moral de cada sujeito imitador.
Os espíritos mais propensos à gravidade reproduziram as belas ações e seus realizadores; os espíritos de
menor valor voltaram-se para as pessoas ordinárias a fim de as censurar, do mesmo modo que os
primeiros compunham hinos de elogio em louvor de seus heróis.
9. Dos predecessores de Homero, não podemos citar nenhum poema do gênero cômico, se bem que deve
ter havido muitos.
10. Possuímos, feito por Homero, o Margites(20) e obras análogas deste autor, nas quais o metro iâmbico
[ U — ] é o utilizado para tratar esta espécie de assuntos. Por tal razão, até hoje a comédia é chamada de
iambo, visto os autores servirem-se deste metro para se insultarem uns aos outros (icmbize iu).
11. Houve portanto, entre os antigos, poetas heróicos e poetas satíricos.
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12. Do mesmo modo que Homero foi sobretudo cantor de assuntos sérios (ele é único, não só porque
atingiu o belo, mas também porque suas imitações pertencem ao gênero dramático), foi também ele o
primeiro a traçar as linhas mestras da comédia, distribuindo sob forma dramática tanto a censura como o
ridículo. Com efeito, o Margites apresenta analogias com o gênero cômico, assim como a Ilíada e a
Odisséia são do gênero trágico.
13. Quando surgiram a tragédia e a comédia, os poetas, em função de seus temperamentos individuais,
voltaram-se para uma ou para outra destas formas; uns passaram do iambo à comédia, outros da epopéia
à representação das tragédias, porque estes dois gêneros ultrapassavam os anteriores em importância e
consideração.
14. Verificar se a tragédia esgotou já todas as suas formas possíveis, quer a apreciemos em si mesma ou
em relação ao espetáculo, já é outra questão.
15. Em seus primórdios ligada à improvisação, a tragédia (como, aliás, a comédia, aquela procedendo
dos autores de ditirambos, esta dos cantos fálicos(21), cujo hábito ainda persiste em muitas cidades), a
tragédia, dizíamos, evoluiu naturalmente, pelo desenvolvimento progressivo de tudo que nela se
manifestava.
16. De transformação em transformação, o gênero acabou por ganhar uma forma natural e fixa.
17. Com referência ao número de atores: Ésquilo foi o primeiro que o elevou de um a dois, em
detrimento do coro (22) , o qual, em conseqüência, perdeu uma parte da sua importância; e criou-se o
protagonista. Sófocles introduziu um terceiro ator, dando origem à cenografia.
18. Tendo como ponto de partida as fábulas curtas, de elocução ainda grotesca, a tragédia evoluiu até
suprimir de seu interior o drama satírico; mais tarde, revestiu-se de gravidade e substituiu o metro
tetrâmetro (trocaico) pelo trimetro iâmbico.
19. Até então, empregava-se o tetrâmetro trocaico como o modelo mais adequado ao drama satírico e às
danças que o acompanhavam; quando se organizou o diálogo, este encontrou naturalmente seu metro
próprio, já que, de todas as medidas, a do iambo é a que melhor convém ao diálogo.
20. Prova isto o fato de ser este metro freqüente na linguagem usual dos diálogos, ao passo que o
emprego do hexâmetro é raro e ultrapassa o tom habitual do diálogo.
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21. Acrescentaram-se depois episódios e outros pormenores, dos quais se diz terem sido
embelezamentos.
22. Mas sobre estas questões, basta o que já foi dito, pois seria enfadonho insistir em cada ponto.

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