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Filósofos & Poetas

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Da unidade de ação na composição épica

CAPÍTULO XXIII
Da unidade de ação na composição
épica
Na imitação em verso pelo gênero narrativo, é necessário que as fábulas sejam compostas num espírito
dramático, como as tragédias, ou seja, que encerrem uma só ação, inteira e completa, com princípio,
meio e fim, para que, assemelhando-se a um organismo vivente, causem o prazer que lhes é próprio. Isto
é óbvio.
2. A combinação dos elementos não se deve operar como nas histórias, nas quais é obrigatório mostrar,
não uma ação única, referindo todos os acontecimentos que nesse tempo aconteceram a um ou mais
homens, e cada um dos quais só está em relação fortuita com os restantes.
3. Assim como foram travados simultaneamente o combate naval de Salamina e, na Sicília, a batalha dos
cartagineses (em Himera), sem que nenhuma destas ações tendesse para o mesmo fim; assim nos
acontecimentos consecutivos, um fato sucede a outro, sem que entre eles haja comunidade de fim.(64)
4. É este o processo adotado pela maioria dos poetas.
5. Por este motivo, como dissemos, Homero, comparado com os demais poetas, nos parece admirável,
pois evitou contar por inteiro a guerra de Tróia, se bem que ela tenha começo e fim. Semelhante
argumento correria o risco de ser demasiado vasto e difícil de abarcar num relance; ou então, se a tivesse
reduzido a uma extensão razoável, ela teria sido demasiado complicada por tão grande variedade de
incidentes. Limitou-se a tratar de uma parte da guerra e inseriu muitos outros fatos por meio de
episódios, como por exemplo o catálogo das naus e outros trechos que de espaço a espaço dispõe no
poema.
6. Os outros poetas, pelo contrário, tomam um só herói em um único período, mas sobrecarregam esta
única ação de muitas partes, como faz, por exemplo, o autor dos Cantos Cíprios e da Pequena Ilíada.
7. Por esta razão, enquanto de cada um dos poemas da Ilíada e da Odisséia não há possibilidade de
extrair senão um ou dois argumentos da tragédia, grande número de argumentos se pode tirar dos Cantos
Cíprios e oito, pelo menos, da Pequena Ilíada, a saber: O Juízo das armas, Filocteto, Neoptólemo,
Eurípilo, O Mendigo, Lacedemônicas, Saque de Tróia, Partida das naus, Sínon e As troianas.(65)

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