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Filósofos & Poetas

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Diferentes espécies de poesia

CAPÍTULO III
Diferentes espécies de poesia segundo a
maneira de imitar


Existe uma terceira diferença em relação à maneira de imitar cada um dos modelos.
2. Com efeito, é possível imitar os mesmos objetos nas mesmas situações e numa simples narrativa, seja
pela introdução de um terceiro personagem, como faz Homero, seja insinuando-se a própria pessoa sem
que intervenha outro personagem, ou ainda apresentando a imitação com a ajuda de personagens que
vemos agirem e executarem as ações elas próprias.
Arte Poética - Aristóteles
file:///C/site/livros_gratis/arte_poetica.htm (3 of 53) [3/9/2001 15:05:20]
3. A imitação é realizada segundo esses três aspectos, como dissemos no princípio, a saber: os meios, os
objetos, a maneira.
4. Sófocles(15), por um lado, imita à maneira de Homero, pois ambos representam homens melhores;
entretanto ele também imita à maneira de Aristófanes,(16) visto ambos apresentarem a imitação usando
personagens que agem perante os espectadores.. Daí que alguns chamem a essas obras dramas, porque
fazem aparecer e agir as próprias personagens.
5. Disto procede igualmente que os dórios atribuem a si a invenção da tragédia e da comédia; e os
megarenses também se arrogam a invenção da comédia, como fruto de seu regime democrático; e além
desses, também os sicilianos se acham inventores da comédia, por serem compatriotas do poeta
Epicarmo(17), que viveu muito antes de Crônidas(18) e de Magnete(19). A criação da comédia é também
reclamada pelos peloponésios, que invocam os nomes usados para denominá-la com palavras de seu
dialeto, para argumentar ser esta a razão por que a comédia é invenção deles.
6. Pretendem que entre eles a aldeia se chama cvma, enquanto os atenienses a denominam dhmoz , donde
resulta que os comediantes derivam o nome da comédia, não do verbo cwmazeiu (celebrar uma festa com
danças e cantos), mas de outro fato: por serem desprezados na cidade, eles andam de aldeia em aldeia.
Quanto ao verbo agir, que entre eles se diz drau, os atenienses exprimem-no por pratteiu.
7. É bastante o dito, sobre as diferenças da imitação, quanto a seu número e natureza.

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