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Filósofos & Poetas

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Da tragédia e de suas diferentes partes

CAPÍTULO VI
Da tragédia e de suas diferentes partes

Falemos da tragédia e, em função do que deixamos dito, formulemos a definição de sua essência própria.
2. A tragédia é a imitação de uma ação importante e completa, de certa extensão; deve ser composta num
estilo tornado agradável pelo emprego separado de cada uma de suas formas; na tragédia, a ação é
apresentada, não com a ajuda de uma narrativa, mas por atores. Suscitando a compaixão e o terror, a
tragédia tem por efeito obter a purgação dessas emoções.
Arte Poética - Aristóteles
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3. Entendo por "um estilo tornado agradável" o que reúne ritmo, harmonia e canto.
4. Entendo por "separação das formas" o fato de estas partes serem, umas manifestadas só pelo metro, e
outras pelo canto.
5. Como é pela ação que as personagens produzem a imitação, daí resulta necessariamente que uma parte
da tragédia consiste no belo espetáculo oferecido aos olhos; além deste, há também o da música e, enfim,
a própria elocução.
6. Por estes meios se obtém a imitação. Por elocução entendo a composição métrica, e por melopéia (26)
(canto) a força expressiva musical, desde que bem ouvida por todos.
7. Como a imitação se aplica a uma ação e a ação supõe personagens que agem, é de todo modo
necessário que estas personagens existam pelo caráter e pelo pensamento (pois é segundo estas
diferenças de caráter e de pensamento que falamos da natureza dos seus atos); daí resulta, naturalmente,
serem duas as causas que decidem dos atos: o pensamento e o caráter; e, de acordo com estas condições,
o fim é alcançado ou malogra-se.
8. A imitação de uma ação é o mito (fábula); chamo fábula a combinação dos atos; chamo caráter (ou
costumes) o que nos permite qualificar as personagens que agem; enfim, o pensamento é tudo o que nas
palavras pronunciadas expõe o que quer que seja ou exprime uma sentença.
9.Daí resulta que a tragédia se compõe de seis partes, segundo as quais podemos classificá-la: a fábula,
os caracteres, a elocução, o pensamento, o espetáculo apresentado e o canto (melopéia).
10. Duas partes são consagradas aos meios de imitar; uma, à maneira de imitar; três, aos objetos da
imitação; e é tudo.
11. Muitos são os poetas trágicos que se obrigaram a seguir estas formas; com efeito, toda peça comporta
encenação, caracteres, fábula, diálogo, música e pensamento.
12. A parte mais importante é a da organização dos fatos, pois a tragédia é imitação, não de homens, mas
de ações, da vida, da felicidade e da infelicidade (pois a infelicidade resulta também da atividade), sendo
o fim que se pretende alcançar o resultado de uma certa maneira de agir, e não de uma forma de ser. Os
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caracteres permitem qualificar o homem, mas é da ação que depende sua infelicidade ou felicidade.
13. A ação, pois, não de destina a imitar os caracteres, mas, pelos atos, os caracteres são representados.
Daí resulta serem os atos e a fábula a finalidade da tragédia; ora, a finalidade é, em tudo, o que mais
importa.
14. Sem ação não há tragédia, mas poderá haver tragédia sem os caracteres.
15. Com efeito, na maior parte dos autores atuais faltam os caracteres e de um modo geral são muitos os
poetas que estão neste caso. O mesmo sucede com os pintores, se, por exemplo, compararmos Zêuxis(27)
com Polignoto; Polignoto é mestre na pintura dos caracteres; ao contrário, a pintura de Zêuxis não se
interessa pelo lado moral.
16. Se um autor alinhar uma série de reflexões morais, mesmo com sumo cuidado na orientação do estilo
e do pensamento, nem por isso realizará a obra que é própria da tragédia. Muito melhor seria a tragédia
que, embora pobre naqueles aspectos, contivesse no entanto uma fábula e um conjunto de fatos bem
ligados.
17. Além disso, na tragédia, o que mais influi nos ânimos são os elementos da fábula, que consistem nas
peripécias e nos reconhecimentos.
18. Outra ilustração do que afirmamos é ainda o fato de todos os autores que empreendem esta espécie de
composição, obterem facilmente melhores resultados no domínio do estilo e dos caracteres do que na
ordenação das ações. Esta era a grande dificuldade para todos os poetas antigos.
19. O elemento básico da tragédia é sua própria alma: a fábula; e só depois vem a pintura dos caracteres.
20. Algo de semelhante se verifica na pintura: se o artista espalha as cores ao acaso, por mais sedutoras
que sejam, elas não provocam prazer igual àquele que advém de uma imagem com os contornos bem
definidos.
21. A tragédia consiste, pois, na imitação de uma ação e é sobretudo por meio da ação que ela imita as
personagens em movimento.
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22. Em terceiro lugar vem o pensamento, isto é, a arte de encontrar o modo de exprimir o conteúdo do
assunto de maneira conveniente; na eloqüência, é essa a missão da retórica, e a tarefa dos políticos.
23. Mas os antigos poetas apresentavam-nos personagens que se exprimiam como cidadãos de um
Estado, ao passo que os de agora os fazem falar como retores.
24. O caráter é o que permite decidir após a reflexão: eis o motivo por que o caráter não aparece em
absoluto nos discursos dos personagens, enquanto estes não revelam a decisão adotada ou rejeitada.
25. Com relação ao pensamento, consiste em provar que uma coisa existe ou não existe ou em fazer uma
declaração de ordem geral.
26. Temos, em quarto lugar, a elocução. Como dissemos acima, a elocução consiste na escolha dos
termos, os quais possuem o mesmo poder de expressão, tanto em prosa como em verso.
27. A quinta parte compreende o canto: é o principal condimento (do espetáculo).
28. Sem dúvida a encenação tem efeito sobre os ânimos, mas ela em si não pertence à arte da
representação, e nada tem a ver com a poesia. A tragédia existe por si, independentemente da
representação e dos atores. Com relação ao valor atribuído à encenação vista em separado, a arte do
cenógrafo tem mais importância que a do poeta.

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