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Filósofos & Poetas

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Dos caracteres:

CAPÍTULO XV
Dos caracteres: devem ser bons,
conformes, semelhantes, coerentes
consigo mesmos

No que diz respeito aos caracteres, quatro são os pontos que devemos visar.
Arte Poética - Aristóteles
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2. O primeiro é que devem ser de boa qualidade.
3. Esta bondade é possível em qualquer tipo de pessoas. Mesmo a mulher, do mesmo modo que o
escravo, pode possuir boas qualidades, embora a mulher seja um ente relativamente inferior e o escravo
um ser totalmente vil.
4. O segundo é a conformidade; sem dúvida existem caracteres viris, entretanto a coragem desta espécie
de caracteres não convém à natureza feminina.
5. O terceiro ponto é a semelhança, inteiramente distinta da bondade e da conformidade, tais como foram
explicadas.
6. O quarto ponto consiste na coerência consigo mesmo, mas se a personagem que se pretende imitar é
por si incoerente, convém que permaneça incoerente coerentemente.
7. Um exemplo de caráter inutilmente mau é o de Menelau em Orestes; de um caráter sem conveniência
nem conformidade é o de Ulisses lamentando-se na Cila; ou de Melanipo(49) discursando;
9. exemplo de caráter inconstante é Ifigênia, em Áulis, pois em atitude de suplicante não se assemelha ao
que mais tarde revelará ser.
10. Tanto na representação dos caracteres como no entrosamento dos fatos, é necessário sempre ater-se à
necessidade e à verossimilhança, de modo que a personagem, em suas palavras e ações, esteja em
conformidade com o necessário e verossímil, e que ocorra o mesmo na sucessão dos acontecimentos.
11. Portanto é manifesto que o desenlace das fábulas deve sair da própria fábula, e não como na
Medéia(50), provir de um artifício cênico (deus ex machina) ou como na Ilíada, a propósito do
desembarque das tropas.
12. Este processo deve ser utilizado só em acontecimentos alheios ao drama, produzidos anteriormente, e
que ninguém poderia conhecer; ou em ocorrências posteriores que é necessário predizer e anunciar, pois
atribuímos aos deuses a faculdade de tudo verem.
Arte Poética - Aristóteles
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13. O irracional também não deve entrar no desenvolvimento dos fatos, a não ser fora da ação, como
acontece no Édipo de Sófocles.
14. Sendo a tragédia a imitação de homens melhores que nós, convém proceder como os bons pintores de
retratos, os quais, querendo reproduzir o aspecto próprio dos modelos, embora mantendo semelhança, os
pintam mais belos. Assim também, quando o poeta deve imitar homens irados ou descuidados ou com
outros defeitos análogos de caráter, deve pintá-los como são, mas com vantagem, exatamente como
Agatão e Homero pintaram Aquiles.
15. Eis o que se deve observar; é necessário, por outro lado, considerar as sensações associadas
necessariamente na peça à arte própria da poesia, pois acontece freqüentemente cometerem-se faltas
neste domínio. Mas sobre o assunto falei bastante nos tratados já publicados.

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