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Filósofos & Poetas

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Da extensão da ação

CAPÍTULO VII
Da extensão da ação

Após estas definições, diremos agora qual deve ser a tessitura dos fatos, já que este ponto é a parte
primeira e capital da tragédia.
2. Assentamos ser a tragédia a imitação de uma ação completa formando um todo que possui certa
extensão, pois um todo pode existir sem ser dotado de extensão.
Arte Poética - Aristóteles
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3. Todo é o que tem princípio, meio e fim.
4. O princípio não vem depois de coisa alguma necessariamente; é aquilo após o qual é natural haver ou
produzir-se outra coisa;
5. O fim é o contrário: produz-se depois de outra coisa, quer necessariamente, quer segundo o curso
ordinário, mas depois dele nada mais ocorre.
6. O meio é o que vem depois de uma coisa e é seguido de outra.
7. Portanto, para que as fábulas sejam bem compostas, é preciso que não comecem nem acabem ao
acaso, mas que sejam estabelecidas segundo as condições indicadas.
8. Além disso, o belo, em um ser vivente ou num objeto composto de partes, deve não só apresentar
ordem em suas partes como também comportar certas dimensões. Com efeito, o belo tem por condições
uma certa grandeza e a ordem.
9. Por este motivo, um ser vivente não pode ser belo, se for excessivamente pequeno (pois a visão é
confusa, quando dura apenas um momento quase imperceptível), nem se for desmedidamente grande
(neste caso o olhar não abrange a totalidade, a unidade e o conjunto escapam à vista do espectador, como
seria o caso de um animal que tivesse de comprimento dez mil estádios).
10. Daí se infere que o corpo humano, como o dos animais, para ser julgado belo, deve apresentar certa
grandeza que torne possível abarcá-lo com o olhar; do mesmo modo as fábulas devem apresentar uma
extensão tal que a memória possa também facilmente retê-las.
11. A dimensão desta extensão é fixada pela duração das representações nos concursos e pelo grau de
atenção de que o espectador é suscetível. Ora, este ponto não depende da arte. Se houvesse que levar à
cena cem tragédias, o tempo da representação teria de ser medido pela clepsidra, como antigamente se
fazia e ainda é feito em outros lugares, segundo se diz.
12. O limite, com relação à própria natureza do assunto, é o seguinte: quanto mais abrangente for uma
Arte Poética - Aristóteles
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fábula, tanto mais agradável será, desde que não perca em clareza. Para estabelecer uma regra geral, eis o
que podemos dizer: a peça extensa o suficiente é aquela que, no decorrer dos acontecimentos produzidos
de acordo com a verossimilhança e a necessidade, torne em infortúnio a felicidade da personagem
principal ou inversamente a faça transitar do infortúnio para a felicidade.

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