Autodesenvolvimento do líder Zapp!
EMPOWERMENT é um sistema de trabalho, um projeto de melhoria, que objetiva a descentralização de poder, a autonomia, a liberdade de decisão a membros de equipes ou organização, sejam funcionários no grupo de trabalho, numa organização, seja numa família, seja na sociedade etc. Mas, principalmente, é um sistema de energização de um ambiente, um exercício, uma técnica de aumentar os bons fluidos e tornar o ambiente sadio.
Onde há EMPOWERMENT, há funcionários com espírito e motivação de líderes.
Bem, qual a importância de implantar e desenvolver o EMPOWERMENT no nosso dia a dia?
O EMPOWERMENT é a própria energização.
Uma equipe energizada é uma equipe empenhada, animada, que mostra interesse pelo sucesso de todos os membros de um grupo e, conseqüentemente, o alto lucro de uma organização.
A essas pessoas energizadas, com spírito de luta e radiantes de satisfação chamamos de equipes "Zapp!", líderes "Zapp!"; tendo a palavra, ZAPP, como símbolo de poder por terem suas iniciais representado os pontos-chave de energia positiva; ou seja: Zapp= Zênite, Ânimo, Persistência, Poder.
O contrário disso é "Sappe", A energia negativa, a inércia, a sombra, desânimo, preguiça. Muito feio, né?
Como desenvolver esse sistema de ENERGIZAÇÃO no nosso dia a dia?
Como se tornar um Zappeador e tornar a vida, o ambiente de trabalho, e o próprio interior mais iluminado?
Cada líder deve ter um diferencial, uma maneira de cativar sua equipe, desenvolvida e moldada à sua personalidade; isso para dar suporte às outras pessoas sem precisar ter total domínio sobre elas, sem precisar controlá-las.
Quando isso acontece sues liderados e colaboradores se espelham nele, no líder, e acabam desempenhando suas funções com maior dedicação, e por prazer, e o resultado e exatamente como o líder desejava, às vezes até melhor.
Os líderes bem preparados, conscientes do seu poder, influenciam tanto no desempenho e na vida dos indivíduos da sua equipe que todos espontaneamente passam a se preocupar com resultados, qualidade, criam à parte suas próprias metas, tomam decisões, analisam o ambiente buscando novas idéias para inovar, tomam iniciativa para executar suas tarefas e contribuir nas tarefas alheias. Assim, melhora a vida de todos no ambiente de trabalho e conseqüentemente isso vai além, reflete no ambiente familiar e na sociedade.
Isso é o resultado de: MOTIVO+AÇÃO = MOTIVAÇÃO. O motivo que a pessoa encontra para colaborar + a ação, o que ela faz por isso, a atitude particular, razão pessoal. A motivação leva à atitude. A ATITUDE é o comportamento.
Tudo porque alguém se dispôs a melhorar, e um grupo assumiu a responsabilidade de dar continuidade dando condições para que essa energização irradiasse.
E os meios para se contribuir para esse bem-estar comum são múltiplos, vários, só depende da boa vontade e disposição de cada um; basta se perguntar: "Como estou, em que posso melhorar hoje?" Passaremos a ser uma potência de energia emergente que esparge, não um otimismo fantasioso, mas uma fé apoiada em possibilidades reais... Então, depois de um tempo, espontaneamente, quando agente se perguntar "como estou" não é uma indagação egoísta, solitária, individual, e sim, está se perguntando: "Como está você, e você, e você..." como está o próximo, a sociedade, o meio-ambiente, o país, o planeta. E o melhor de tudo, estaremos alimentando o próprio ego, exercendo a cidadania, sendo solidários e felizes naturalmente.
Para entendermos melhor isso Convido vocês a assistirem ao filme:
"De quem é a responsabilidade?"

Caminho para o autodesenvolvimento do líder Zapp!
- Plano de Ação para iniciantes em Zapp!
- Receber treinamento em Zapp
- Nunca parar, continuar aprendendo
O que as pessoas fazem em suas funções, sua atividades, suas responsabilidades, como fazem, o que produzem, e o grau de autoridade para tomar decisões sobre seu trabalho, são fatores importantes que contribuem para o aumento do nível em Zapp!
Diagnóstico do líder Zapp!
Uma análise das Três Dimensões _ Como anda o nível de Energização/Empowerment
I. Dimensão Conteúdo da Função
II. Dimensão Sistemas e Ambiente
III. Dimensão Liderança
Dimensão Conteúdo da Função
Torne o trabalho importante
As pessoas do meu grupo ocupam funções com importantes responsabilidades e resultados, que requer um bom grau de conhecimento, habilidade e aptidão?
Ocupam funções que são importantes para a eficácia do grupo de trabalho e para o sucesso da organização?
Procure se identificar com as pessoas, veja o que elas pensam sobre seu trabalho, suas tarefas, sua função, a qualidade dos produtos, o ambiente, a empresa e o quão importante acham fazer parte do grupo.
Crie novos desafios
As pessoas do meu grupo ocupam funções que lhes permite executar uma variedade de tarefas, usar diversas habilidades e se relacionar com pessoas diferentes?
Crie oportunidades para os membros do grupo assumam compromissos, projetos e serviço especiais que lhes dêem chance de executar tarefas diferentes e de se relacionar com outras pessoas, de outro departamento ou mesmo contatos externos. Os desafios fazem as pessoas se sentirem importantes.
Incorpore responsabilidade e autoridade à função
As pessoas do meu grupo são responsáveis por uma parte do negócio importante?
Eles têm autoridade para tomar decisões importantes sobre seu trabalho?
Delegue mais responsabilidades a um ou mais membros do grupo.
Crie oportunidade de treinamento e desenvolvimento
As pessoas do meu grupo de trabalho têm o treinamento técnico de que precisam para executar bem seu trabalho?
Têm oportunidade para desenvolver o conhecimento, as habilidades e aptidões de que necessitam para ter domínio sobre seu trabalho?
Adapte as funções aos estilos, habilidades e motivações individuais? As pessoas do meu grupo estão executando trabalhos que correspondem a seus estilos, habilidades e motivação?
Têm oportunidades de adaptar suas funções a seus estilos, aptidões e motivações próprias?
Participe, crie e estimule o treinamento on-the-job (no próprio ambiente de trabalho) para desenvolver os que estão sendo treinados e os treinadores.
Incentive o contato direto com fornecedores e clientes
As pessoas do meu grupo são incentivadas a fazer contato com fornecedores e clientes?
Relacionam-se com fornecedores e clientes de forma rotineira.
Faça reuniões regulares para falar de resultados, novas metas, eventos, novidades que diz respeito ao desempenho ou sucesso da organização. Relate a satisfação dos clientes. Promova o contato entre pessoas de vários setores. Mostre interesse por segurança no trabalho, bem-estar familiar e seus projetos, sonhos e desafios pessoais.
Dimensão Sistemas e Ambiente
Analise estabelecendo uma visão clara da Enegização
Eu compreendo a visão que minha empresa tem da energização e como ela se aplica à minha área?
A minha organização:
Define o que a energizaçaõ significa para todas as áreas e nível da organização?
Comunica a visão da energização para todas as áreas e níveis da empresa?
Dê apoio aos esforços de energizaçaõ em todas as áreas
· Minha empresa apóia os esforços de energizaçaõ em todas as áreas?
· Minha empresa dá apoio à energizaçaõ através das comunicações, sistemas, treinamento e outros programas de desenvolvimento?
· Minha empresa incentiva e treina os líderes para servir de modelo e apoiar a energizaçaõ?
Divulgue a missão e os vaslores para todos os níveis
Minha organização:
· Divulga a missão e os valores para todos os níveis?
· Deixa claro para as pessoas qual a sua missão e seus valores e como vivenciá-los no trabalho?
· Recompensa e reforça as pessoas por seguirem a missão e os valores?
Alinhe sistemas, políticas e procedimentos para dar suporte à missão e aos valores
Os sistemas, políticas e procedimento de minha empresa dão suporte à sua missão?
Na minha empresa:
Há melhora contínua dos sistemas, políticas e procedimentos, dando apoio à missão e aos valores?
Todos estimulam o feedback sobre seus sistemas, políticas e procedimento?
Divulgue as informações e incentive a comunicação em todas as direções.
Na minha empresa as pessoas dividem informações importantes com todos os níveis e em tempo hábil?
Possuem um sistema formal para transmitir informações e procurar obter idéias de pessoas de todos os níveis?
Proporcione o treinamento e os recursos que as pessoas precisam para executar seu trabalho
Na minha empresa as pessoas dão suporte ao treinamento e desenvolvimento em todos os níveis, reservando tempo e aplicando recursos nessas atividades?
Fornecem os recursos de que as pessoas necessitam para executar seu trabalho?
Dimensão Liderança
Um líder deve avaliar sempre o nível de energização do seu ambiente baseando-se nas Três Dimensões.
Como líder, ao avaliar seu desempenho e o ambiente, deve sempre se perguntar seguindo alguns princípios, tais como:
1. "Deixe para os outros" o que os outros podem fazer
Como líder, eu:
Delego aos membros do grupo tarefas que outros podem fazer?
2. Incentive as pessoas a ter iniciativa, idéias e a correr riscos.
Como líder, eu incentivo as pessoas a ter iniciativa, idéias novas, a correr riscos e expressar suas opiniões?
3. Certifique-se de que as pessoas têm objetivos e sabem o que estão fazendo.
Como líder eu tenho certeza de que as pessoas têm objetivos e sabem o que estão fazendo?
4. Delegue para desafiar, desenvolver e energizar.
Como líder eu delego tarefas para meus liderados, para desafiá-los, desenvolvê-los e energizá-los?
5. Aconselhe para garantir o sucesso.
Como líder, eu procuro sempre realizar o aconselhamento das pessoas para que elas tenham sucesso em suas atividades?
6. Reforce o trabalho bem-feito e as boas tentativas.
Como líder, eu reforço sempre os trabalhos e as tarefas bem-feitas?
7. Divida informações, conhecimento e habilidades.
Como líder, eu divido informações, meus conhecimentos e minhas habilidades com outros membros do grupo?
8. Valorize, confie e respeite cada indivíduo.
Como líder, eu valorizo, confio e respeito cada indivíduo?
Eu sempre demonstro isso por comportamentos que todos percebem?
9. Dê apoio sem assumir o controle.
Como líder, eu costumo dar apoio aos liderados, sem no entanto assumir o controle da situação, mesmo quando as coisas "não dão certas"?
10. Aja de acordo com seu discurso.
Como líder, eu estou sempre agindo coerentemente com meus discursos?
Após esse exercício de avaliação o líder deve priorizar as necessidades de treinamento e desenvolvimento.
Onde não está gerando tanto Zapp! Quanto deveria, por quê? O que está faltando? Como posso melhorar?
Focalize suas atenções de imediato nos pontos mais críticos e elabore um plano de ação para atuar imediatamente.
Alimente-se com prazer dos seus acertos e assuma a responsabilidade pelos seus erros.
... E continue aprendendo, nunca pare!
Crie equipes espalha Zapp! Pelo grupo
Dicas para o líder-coordenador da Equipe:
Coloque-se na posição de zappeador e facilitador das interações entre os participantes do grupo. Não seja o dono da verdade, procure obter o consenso do grupo.
Sempre que preciso, providencie treinamento técnico sobre solução de problemas e ferramentas para os participantes, no momento da aprendizagem.
Mantenha o controle do tempo e ritmo da reunião, sem sappear e interromper as participações importantes, procure dosar o andamento das discussões, redirecionando o grupo sempre que necessário.
Providencie treinamento em habilidades "interpessoais" (interação, tomada de decisão e ação).
O líder-coordenador também é um integrante do grupo. Não deixe de dividir tarefas entre todos os participantes, incluindo você.
Mantenha elevado o nível de Zapp1 do grupo. Participar de uma equipe Zapp! Deve ser uma experiência motivadora e gratificante.
Elabore a ata de reunião. Quando for conveniente, divida esta tarefa com outros integrantes da equipe.
As equipes Zapp! Podem assumir responsabilidade, descobrindo oportunidades e implementando soluções para melhorar a qualidade e a produtividade.
Cada membro de uma equipe "Zappe!"pode ser muito mais do que um simples parceiro, pode ser um grande Amigo! - Veja Slide: Desenvolvimento do líder Zapp!
Nota: Este texto é parte de um trabalho produzido pelos alunos do curso Técnico em Informática _ Redes de Comiunicação. O mesmo foi apresentado na aula de Gestão de Pessoas _ GPE, monitorada pelo ilustre professor Paulo na Escola SENAI prof. Vicente Amato- em Jandira no dia 04/03/2008.
Um comentário:
Por favor, vocês sabem onde eu posso comprar/ encontrar o vídeo do Zapp?
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